Home Empresa Desenvolvimento Hospedagem Serviços Clientes Suporte Contato

Suporte Técnico - Painel de Controle

ATENÇÃO! O painel de controle (cPanel) somente está disponível nos planos de hospedagem normais, quando é o cliente que cria ou gerencia o site. Para sites criados e gerenciados pela InWeb, no pacote de venda de solução, o cPanel não está disponível, pois são utilizados servidores com outra estrutura. Para criação de emails, acesso a estatísticas e demais recursos, efetue a solicitação por e-mail ou telefone.

Informações sobre publicação de sites

Como gerenciar os e-mails

Como gerenciar os bancos de dados MySQL

Como acessar as estatísticas de acesso

Não consigo acessar o cPanel

Outras dúvidas comuns (FAQ)


Conheça o painel de controle cPanel

O cPanel, que é o painel de controle utilizado em nossas hospedagens, centraliza os principais recursos de sua hospedagem, para publicar ou editar o site que você desenvolveu pelo gerenciador de arquivos ou FTP, fazer a criação de emails, banco de dados, ver estatísticas, criar contas de FTP extras, usar scripts prontos, entre outros. Através de ícones e via web, você irá gerenciar todos estes recursos.

Para acessá-lo, digite em seu navegador:

http://seudominio/cpanel/ - substitua "seudominio" pelo endereço de seu site

Importante: alguns firewalls ou proxies (locais ou de rede) podem restringir o acesso ao cPanel. É necessário ter acesso a porta TCP 2086 para seu uso. Em caso de dúvida, consulte seu administrador de rede ou técnico.

Ao abrir, você verá uma tela como a abaixo. O layout e disposição ou existência dos ícones podem ser diferentes dependendo do plano de hospedagem ou versão do servidor na qual seu site está instalado.



Abaixo uma breve descrição dos principais ícones:

  • Contas de Email: permite criar, excluir, alterar quota (tamanho das caixas) e alterar senha. Para o tamanho de cada caixa, o valor deve ser inferior a 100 megas, ou o servidor irá resetar automaticamente para 50. Recomendamos sempre o uso de 50 megas.
  • Remetentes: permite direcionar um email para outro. Se a conta de email real não existir, o apontamento servirá como um "apelido" para a conta destino. Caso a conta de email exista, será enviado uma cópia do email, ficando também na caixa destino.
  • Respostas automáticas: permite criar ou excluir respostas automáticas para um email. Informe o nome do email, remetente, assunto (que irá aparecer na auto-resposta) e a mensagem. No campo de frequência, especifique o número de horas de intervalo para envio da mensagem, ou seja, colocando 1 hora, por exemplo, o remetente somente receberá um email de auto-resposta para todos os emails que enviar em um período de 60 minutos. Na codificação, use ISO-8859-1 para permitir acentos em português.
  • Filtragem nível da conta: permite criar um filtro que será válido para todos os emails do domínio. Este filtro poderá se basear no assunto, remetente, ou conteúdo, e você poderá apagar, encaminhar e efetuar outras operações quando uma mensagem condisser com um dos filtros.
  • Filtragem nível usuário: igual ao acima, porém, para criar filtros para um único usuário.
  • Gerenciador de arquivos: evite-o usar, prefira usar FTP. Permite manipular arquivos de sua hospedagem, editar, enviar, excluir arquivos. Somente manipule arquivos dentro da pasta "public_html". As demais são do servidor e, se manipuladas errado, poderá tirar seu site ou domínio do ar (neste caso há cobrança taxa de reinstalação ou reparo para reestabilizar).
  • Uso de espaço em disco: mostra o uso de espaço em disco de sua conta, útil para descobrir que pasta está consumindo muito espaço em disco se você estiver com pouco espaço.
  • Contas FTP: permite criar contas extras de FTP, com acesso total ou limitado, com ou sem limite de espaço em disco. Não são todos os planos que possuem este recurso. O nome do usuário FTP será sempre um nome seguido de @ e seu domínio, como se fosse uma conta de email, mas sem relação com email.
  • Bancos de dados MySQL: permite criar bases e usuários para usar o banco de dados MySQL. Para usar, crie primeiro a base, em seguida o usuário e em seguida vincule à base ao usuário, ativando todas as permissões (checkbox superior). Todas as bases e usuários sempre serão formados por seu nome de usuário cPanel, mais um underline e mais um nome de até 6 caracteres.
  • phpMyAdmin: permite trabalhar com o MySQL, para gerenciar tabelas, registros e permissões. É útil para a criação inicial de suas tabelas ou pequenas correções, como inclusão ou exclusão de campos e registros. Atenção: A InWeb não disponibiliza acesso direto a porta MySQL TCP 3306, por isso o ícone "MySQL Remoto" não funcionará. Na maioria dos casos o MySQL é gerenciado via PHP (scripts).
  • Últimos visitantes: mostra informações técnicas sobre os últimos visitantes de seu site.
  • Largura de banda: gráficos de utilização de link, quantos megas foram trafegados em cada protocolo.
  • Webalizer: é o sistema de estatísticas de acesso ao site. A coluna mais importante é a amarela (visitantes únicos). As demais colunas listam informações como hits (cliques), número de arquivos lidos, tráfego de dados, referências, etc. Clicando sobre um mês, é mostrado detalhes dos horários, origem do acesso, palavras procuradas em mecanismos de busca, informações técnicas de origem do acesso (país), navegador usado (user-agent), entre outros.

    Os demais ícones existentes são pouco utilizados. Alguns estão disponíveis visualmente porém não podem ser acessados. Alguns são focados em informações técnicas mais avançadas, que serão de fácil entendimento para técnicos da área. Caso deseje alguma explicação sobre um ou mais ícones, entre em contato conosco.


    Retornar ao menu


  • Domínio:

    Senha:


    Ajuda e mais informações

    Quer configurar seu e-mail ou resolver algum problema? Acesse nosso suporte técnico online.


    | Empresa | Desenvolvimento | Hospedagem | Serviços | Clientes | Suporte | Contato |


    2003-2017 - InWeb® Internet -

    Tel: (11) 2978-3368 (2ª a 6ª das 09h às 19h)