Home Empresa Desenvolvimento Hospedagem Serviços Clientes Suporte Contato

Suporte Técnico - FTP

NOTA: se seu site foi desenvolvido no modo de venda de solução, ou seja, com criação e manutenção pela InWeb, você não terá acesso via FTP, visto que os arquivos são sincronizados através de outra ferramenta entre nosso servidor de desenvolvimento e o servidor onde estará seu site. A manipulação dos arquivos, neste caso, faria com que a sincronia fosse perdida, imposibilitando nosso trabalho, e por isso o FTP não existe nestes pacotes.

Problemas para acessar o FTP

Enviei o site mas não entrou no ar corretamente


Utilizando o FTP

O FTP é abreviatura de file transfer protocol, ou protocolo de transferência de arquivos que, como o próprio nome diz, permite transferir arquivos entre dois computadores pela internet. Este é o método utilizado para transferir o site criado por você para nosso servidor. Ele é feito bastando instalar um programa em seu computador (Filezilla ou similar) e informando seus dados de acesso ao nosso servidor.

Baixando e instalando o Filezilla

O Filezilla é um programa gratuito de FTP (cliente) que permite acessar nosso servidor em seu plano de hospedagem. Para instalá-lo, acesse o seguinte endereço:

http://filezilla-project.org/

Clique no botão "Download Filezilla Client" e em seguida no botão "Download Now". Aguarde a contagem de tempo e salve o arquivo EXE (win32-setup) em seu computador. Em seguida, acesse a pasta onde você gravou o arquivo, dê duplo clique sobre ele para iniciar a instalação, siga os passos indicados, personalizando conforme sua necessidade. Ao terminar, execute o programa pelo ícone criado em seu menu de programas.


Executando o Filezilla

Ao clicar no ícone, o programa é aberto. Você verá uma tela dividida em duas colunas e em cima uma barra de menus e ícones. Clique no primeiro ícone, o Gerenciador de Sites (Site Manager), ou tecle Control+S. Você abrirá o Site Manager, onde irá criar uma entrada para o FTP de sua hospedagem. Na coluna esquerda, clique no botão Novo Site (New Site) e informe um nome do lado esquerdo, normalmente o nome de seu site.

Do lado direito, você irá configurar os dados de acesso, conforme tela abaixo. No servidor (host) informe o endereço de seu site (ou www.dominio ou ftp.dominio). Na porta, deixe em branco ou preencha com 21. No tipo de servidor, selecione FTP (file transfer protocol). Na encriptação, mantenha usar FTP plano. No tipo de logon, altere para "normal". As caixas abaixo serão ativadas. Informe seu nome de usuário abaixo (o mesmo usuário do cPanel ou a conta no formato com @) e a senha da conta. Em seguida clique no botão Conectar para salvar os dados e fazer a primeira conexão.

Se tudo der certo, você verá algumas linhas de comando rolando na parte superior da tela e, depois de alguns segundos, do lado direito da tela, uma série de pastas, sendo uma delas a "public_html" que você utilizará. Se sua conta for secundária (em formato com @) você cairá direto na pasta raiz. Sendo a conta primária, dê duplo clique sobre a "public_html" para abri-la. Nunca acesse ou altere conteúdo de outras pastas, sob risco de corromper sua hospedagem.

Pronto, você já está na pasta do site em nosso servidor. Agora, do lado esquerdo da tela, navegue pelo seu computador até acessar a pasta onde está o site que deseja publicar. Estando nela, selecione os arquivos e/ou pastas usando Shift ou Control com o mouse, para marcá-las. Agora, com o mouse, segure e arraste as mesmas do lado direito. Você verá que a parte inferior da tela será preenchida com a lista de transferência (queue) e que os arquivos começarão a ser enviados para o servidor. Você verá a velocidade de transferência e as barras de progresso de cada arquivo. Aguarde o envio de todos os arquivos, até a fila (parte inferior) ficar vazia. Ao terminar, seu site estará no ar, tente acessá-lo (tecle F5 se precisar atualizar o cache).

Para copiar arquivos do ar (baixar), o processo é o mesmo: selecione os arquivos do lado direito e arraste para a pasta em seu computador, do lado esquerdo, e aguarde a transferência de todos os arquivo e pastas. Para excluir arquivos ou pastas, selecione o arquivo ou pasta e tecle Del. Note que o FTP não apaga tudo de uma vez só, ele precisa entrar pasta por pasta e deletar arquivo por arquivo, e esse processo pode demorar. Para renomear, selecione o arquivo ou pasta e tecle F2. Para criar uma pasta, clique com o botão direito em uma área vazia e selecione Nova/Pasta.


Retornar ao menu


Domínio:

Senha:


Ajuda e mais informações

Quer configurar seu e-mail ou resolver algum problema? Acesse nosso suporte técnico online.


| Empresa | Desenvolvimento | Hospedagem | Serviços | Clientes | Suporte | Contato |


2003-2017 - InWeb® Internet -

Tel: (11) 2978-3368 (2ª a 6ª das 09h às 19h)