(11) 2978-3368
2ª a 6ª das 9h às 18h

Técnico

O que é um proxy?

Um proxy, também chamado de servidor proxy, é um software de servidor que funciona como intermediário entre um cliente e um servidor na Internet. Sem um proxy, um cliente enviaria uma solicitação de recurso diretamente para um servidor e, em seguida, o servidor forneceria o recurso diretamente de volta ao cliente. Embora essa abordagem seja simples de entender e implementar, adicionar proxies oferece benefícios na forma de maior desempenho, privacidade, segurança e muito mais. Como uma camada de passagem adicional, um proxy atua como um "intermediário" da Internet entre clientes e servidores.


De um modo geral, o pacote combinado de hardware de servidor com software proxy instalado é frequentemente chamado de servidor proxy. Mas existem diversos tipos de proxies, que são usados em diferentes situações. Porém, nunca confunda o termo proxy com VPN, que são conceitos bem diferentes!



Proxy de encaminhamento


Um proxy de encaminhamento, também chamado de proxy aberto, atua como representante de um cliente que está tentando enviar uma solicitação pela Internet para um servidor de origem. Nesse cenário, todas as tentativas de enviar solicitações do cliente serão enviadas ao proxy de encaminhamento. O proxy de encaminhamento, no lugar do cliente, examinará a solicitação. Primeiro, ele determinará se esse cliente está autorizado a enviar solicitações por meio desse proxy de encaminhamento específico. Em seguida, ele rejeitará a solicitação ou a encaminhará para o servidor de origem. O cliente não tem acesso direto à internet: ele só pode alcançar o que o proxy de encaminhamento permite que ele acesse.


Um caso de uso comum de proxies de encaminhamento é obter maior privacidade ou anonimato na Internet. Um proxy de encaminhamento acessa a Internet no lugar de um cliente e, nesse processo, pode usar um endereço IP diferente do endereço IP original do cliente. Dependendo de como foi configurado, um proxy de encaminhamento pode conceder uma série de recursos, permitindo que evite o rastreamento de anúncios, contornar a vigilância e restrições com base em sua geolocalização. Os proxies de encaminhamento também são usados ??em sistemas para segurança centralizada e acesso baseado em permissão, como em um local de trabalho. Quando todo o tráfego da Internet passa por uma camada de proxy de encaminhamento comum, um administrador pode permitir que apenas clientes específicos acessem a Internet filtrada por um firewall comum. Em vez de manter firewalls para a camada de cliente, que podem envolver muitas máquinas com ambientes e usuários variados, um firewall pode ser colocado na camada de proxy de encaminhamento.


Um detalhe é que os proxies diretos devem ser configurados manualmente para serem usados, enquanto os proxies reversos podem passar despercebidos pelo cliente. Dependendo se o endereço IP de um cliente é passado para o servidor de origem pelo proxy de encaminhamento, a privacidade e o anonimato podem ser concedidos ou deixados transparentes.


Há várias opções a serem consideradas para proxies de encaminhamento:


  1. Apache : Um servidor web de código aberto popular que oferece funcionalidade de proxy de encaminhamento.
  2. Nginx : Outro servidor web de código aberto popular com funcionalidade de proxy de encaminhamento.
  3. Squid : Um proxy de encaminhamento de código aberto que usa o protocolo HTTP.
  4. Dante : Um proxy de encaminhamento que usa o protocolo SOCKS em vez de HTTP, tornando-o mais adequado para casos de uso como tráfego ponto a ponto.



Proxy reverso


Um proxy reverso atua como representante de um servidor web, lidando com solicitações recebidas de clientes em seu nome. Este servidor web pode ser um único servidor ou vários servidores. Em qualquer um dos cenários, uma solicitação viria de um cliente pela Internet em geral. Normalmente, essa solicitação irá diretamente para o servidor web que possui os recursos que o cliente está solicitando. Em vez disso, um proxy reverso atua como intermediário, isolando o servidor web da interação direta com a internet aberta.


Do ponto de vista de um cliente, interagir com um proxy reverso não é diferente de interagir diretamente com o servidor web. É funcionalmente o mesmo, e o cliente não pode dizer a diferença. O cliente solicita um recurso e depois o recebe, sem nenhuma configuração extra exigida pelo cliente. Os proxies reversos concedem recursos como: segurança centralizada para a camada do servidor web, direcionar o tráfego de entrada com base em regras que você pode configurar, funcionalidade adicionada para armazenamento em cache.


Embora a segurança centralizada seja um benefício dos proxies diretos e reversos, os proxies reversos fornecem isso para a camada do servidor da Web e não para a camada do cliente. Em vez de focar na manutenção de firewalls na camada do servidor web, que pode conter vários servidores com configurações diferentes, a maior parte da segurança do firewall pode ser focada na camada de proxy reverso. Além disso, remover a responsabilidade de fazer interface com um firewall e fazer interface com solicitações de clientes longe de servidores da Web permite que eles se concentrem apenas em servir recursos.


No caso de vários servidores existentes atrás de um proxy reverso, o proxy reverso também lida com o direcionamento de quais solicitações vão para qual servidor. Vários servidores da Web podem estar servindo o mesmo recurso, cada um servindo diferentes tipos de recursos ou alguma combinação dos dois. Esses servidores podem usar o protocolo HTTP como um servidor web convencional, mas também podem incluir protocolos de servidor de aplicativos, como FastCGI. Você pode configurar um proxy reverso para direcionar clientes para servidores específicos dependendo do recurso solicitado, ou para seguir certas regras de carga de tráfego.


Os proxies reversos também podem tirar proveito de seu posicionamento na frente dos servidores da Web, oferecendo a funcionalidade de armazenamento em cache. Grandes ativos estáticos podem ser configurados com regras de armazenamento em cache para evitar atingir servidores web em cada solicitação, com algumas soluções oferecendo a opção de servir ativos estáticos diretamente sem tocar no servidor web. Além disso, o proxy reverso pode lidar com a compactação desses ativos.


O popular servidor web Nginx também é uma solução popular de proxy reverso. Embora o Apache também tenha recurso de proxy reverso, é um recurso adicional para o Apache, enquanto o Nginx foi originalmente construído para e se concentra na funcionalidade de proxy reverso.



Quando usar?


Como encaminhamento e reverso vêm com conotações de direcionalidade e comparações enganosas com tráfego de entrada e saída, esses nomes podem ser confusos porque ambos os tipos de proxies lidam com solicitações e respostas. Em vez disso, uma maneira melhor de diferenciar entre proxies diretos e reversos é examinar as necessidades do aplicativo. Um proxy reverso é útil ao criar uma solução para atender a aplicativos da Web na Internet. Eles representam seus servidores web em qualquer interação com a internet. Um proxy de encaminhamento é útil quando colocado na frente do tráfego do cliente para uso pessoal ou em um ambiente de trabalho. Eles representam o tráfego do seu cliente em qualquer interação com a internet. Diferenciar por caso de uso em vez de se concentrar nas convenções de nomenclatura semelhantes ajudará a evitar confusão.




Mais textos


Entendendo os sistemas RBL
O que é um proxy?
O que é blockchain?
Como ter uma senha realmente segura?
O que é VPN?

Todos os textos sobre técnico
Todos os textos
Telefone
CONTATO POR TELEFONE
2ª a 6ª das 9h às 18h
(11) 2978-3368
(21) 3005-3718
Whatspp
CONTATO POR WHATSAPP
2ª a 6ª das 8h às 20h
(11) 2978-3368
2003-2024 - InWeb® Internet & Consultoria Ltda - CNPJ 07.339.647/0001-91
O nome INWEB, bem como seu logotipo, são marcas registradas no INPI, válidos em todo o Brasil
Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp