(11) 2978-3368
2ª a 6ª das 9h às 18h

Blog / Notícias

Projetos

🔗 Todos os textos de projetos
Projeto: Paintgraf
A InWeb desenvolveu o novo site da Paintgraf, empresa de Indaiatuba (SP), especializada em decoração de garrafas para o setor industrial, como embalagens para cosméticos, pintura em cerâmica, copos e taças, craquelada, serigrafia, metalizada, espelhada, fotocrômica, fotoluminescente, entre outras. O site apresenta a empresa, os produtos e serviços oferecidos, além de métodos de contato. A InWeb também realiza a hospedagem deste site.

Referência: www.paintgraf.com.br
Projeto: Infinity Construtora
A InWeb desenvolveu o novo site da Infinity Construtora e Incorporadora, empresa de São Paulo (SP), com diversos empreendimentos em bairros como Vila Matilde, Vila Esperança, Vila Carrão, Jardim Belém, entre outros. O site apresenta a empresa, os projetos (com descritivos detalhados de cada um), mídias sociais e métodos de contato. A InWeb também realiza a hospedagem deste site.

Referência: www.infinityconstrutora.com.br

Design

🔗 Todos os textos de design
Alinhamento justificado na Web

O alinhamento de texto é um recurso utilizado para distribuir um bloco de texto dentro de um espaço delimitado. Os tipos de alinhamento mais comuns são: à esquerda, à direita, centralizado e justificado.


O alinhamento justificado se caracteriza pela distribuição uniforme de um texto entre suas margens, de forma que o bloco de texto fique ?sólido?, ou seja, sem espaços ao final de cada linha. Esse alinhamento proporciona bordas mais limpas e nítidas, além de um visual mais elegante na diagramação.


O uso desse tipo de alinhamento na mídia impressa (jornais, revistas, livros, etc) é muito comum pois os espaços para as caixas de texto são fixos. Ao inserir um texto em uma página de jornal, por exemplo, o diagramador sabe exatamente o espaço que aquele texto poderá ocupar, tanto na largura quanto na altura e dessa forma ele trabalha o texto para que preencha aquele espaço. Na prática, o alinhamento justificado é feito automaticamente (ou manualmente em alguns casos) pelo processador de texto, que aumenta o espaço entre os caracteres e o espaço em branco entre as palavras, fazendo com que todas as linhas do texto alcancem as duas bordas do bloco, ficando assim alinhadas às margens.


Por que NÃO usar alinhamento justificado na web?


Ao contrário das mídias impressas, na web não existe um controle do espaço que um bloco de texto ocupará na tela. A visualização de um site depende de diversos fatores como: o navegador que o usuário está utilizando (hoje em dia os principais navegadores possuem configurações bem parecidas, porém ainda há diferenças sutis entre eles, principalmente no que se refere a posicionamentos e distanciamentos), a resolução do monitor (um site visualizado em um monitor de 32 polegadas ficará bem diferente se visualizado em um monitor de 15 polegadas), a qualidade e calibração do monitor (que afetará principalmente as cores de um site) e, mais recentemente, o dispositivo em que o site será visualizado (o mobile, seja celular ou tablet, já representa a maioria dos acessos).

 

No que se refere aos blocos de texto dentro um site, a diagramação geralmente é feita utilizando porcentagens, dessa forma enquanto o diagramador de um jornal sabe que seu texto deverá caber em uma coluna com 200 pixels de largura, por exemplo, o designer de um site irá configurar seu bloco de texto para caber em uma área equivalente a 80% da tela, e aí entram as limitações descritas acima pois 80% de uma tela significa que um bloco de texto será visualizado de forma diferente dependendo do navegador, da resolução, do monitor e do dispositivo utilizado. O mesmo bloco de texto pode conter 5 linhas em uma tela e 10 linhas em outra.

 

E onde entra o alinhamento justificado nisso?

 

Como não é possível ter controle do espaço ocupado por um bloco de texto, também não é possível ter controle sobre os locais onde os espaçamentos de caracteres aparecerão em um alinhamento justificado, o que pode acarretar espaços muito irregulares entre as palavras. Veja um exemplo abaixo:



BLOCO DE TEXTO JUSTIFICADO



BLOCO DE TEXTO ALINHADO À ESQUERDA



Um texto justificado na web com espaçamento irregular como o mostrado na imagem acima irá interferir na velocidade da leitura e no acompanhamento do texto, além de deixar um visual desorganizado que acabará fazendo com o que o leitor perca o interesse na leitura. Não adianta ter bordas alinhadas e um corpo de texto irregular, com ?buracos? entre as palavras que dão um aspecto de desleixo ao texto.

 

Um alinhamento de texto correto deve trazer harmonia e equilíbrio visual mas principalmente fluidez e conforto na leitura, por isso sempre recomendamos que os grandes blocos de textos na web sejam alinhados à esquerda e nunca justificados.



Técnico

🔗 Todos os textos de técnico
Emails falsos: como se proteger?

Como se proteger de e-mails falsos e identificar os verdadeiros


Os emails falsos, também conhecidos como phishing, são uma das formas mais comuns de golpes online. Nesses ataques, os golpistas enviam mensagens que simulam ser de instituições legítimas, como bancos, lojas online ou serviços conhecidos, tentando enganar o usuário a clicar em links suspeitos. Esses links geralmente direcionam para sites de baixa reputação ou páginas fraudulentas projetadas para roubar informações pessoais, como senhas, dados bancários ou números de cartão de crédito.


Identificando links falsos


Um dos truques mais eficazes para identificar links falsos é passar o mouse sobre o link no corpo do email, sem clicar. Ao fazer isso, o endereço real para onde o link aponta será exibido na barra de status do navegador ou do programa de email. Compare o endereço exibido com o site oficial da instituição. Muitas vezes, links falsos contêm nomes parecidos com os originais, mas com pequenas alterações, como substituição de letras (ex.: rn em vez de m) ou terminadores diferentes do oficial (ex.: .net em vez de .com).


O perigo dos remetentes forjados


Outro ponto crítico a ser observado é o endereço do remetente. Apesar de parecer confiável, o remetente do email pode ser forjado devido a brechas no protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Isso significa que golpistas podem enviar emails que aparentam vir de endereços legítimos, como suporte@banco.com, mas, na verdade, não têm qualquer relação com a instituição. Essa técnica é antiga e infelizmente não há como corrigir. O real remetente se conecta ao servidor de destino usando um email válido e, na hora de transmitir o "corpo" do email, a mensagem em si, sobrepõe o remetente através de um "header From:" que é usado pelos leitores de e-mail para identificá-lo.


Ação segura em caso de suspeita


Sempre que houver desconfiança sobre a legitimidade de um email, nunca clicar em links ou baixar anexos. Em vez disso, busque a informação diretamente no site oficial da instituição. Acesse o site digitando o endereço no navegador ou utilize nossos canais de suporte para confirmar a veracidade da mensagem, especialmente em caso de e-mails que falem de sua hospedagem ou do seu domínio (ex: renovação de domínio).


Estar atento a detalhes e verificar a autenticidade de links e remetentes são práticas essenciais para se proteger contra emails falsos. Com cautela e boas práticas de segurança, você pode evitar cair em armadilhas e manter seus dados protegidos.


Comparando o uso de POP3 e IMAP para e-mails

Ao configurar o recebimento de e-mails, os usuários podem escolher entre dois protocolos principais: POP3 (Post Office Protocol 3) e IMAP (Internet Message Access Protocol). Cada um deles possui vantagens e desvantagens que devem ser consideradas de acordo com as necessidades do usuário.


POP3


O protocolo POP3 foi projetado para permitir que os e-mails sejam baixados do servidor para o computador do cliente e, por padrão, removidos do servidor, normalmente dentro de 14 dias (valor padrão). Isso traz algumas vantagens e desvantagens:


Pontos Positivos:

  • Armazenamento local: Os e-mails ficam armazenados diretamente no computador do cliente, o que significa que ele tem total controle sobre seus arquivos e não depende de espaço no servidor.

  • Segurança: Como os e-mails não permanecem na nuvem, em caso de extravio de senha (invasão da conta), um atacante não teria acesso a e-mails antigos e sim somente aos e-mails mais recentes (14 dias por padrão).

  • Acesso rápido: Uma vez que os e-mails são baixados e armazenados localmente, a leitura e navegação entre mensagens tendem a ser mais rápidas, pois não há necessidade de comunicação constante com o servidor.


Pontos Negativos:

  • Responsabilidade do backup: O usuário é responsável por manter backups dos e-mails, pois, em caso de falha no computador, os dados podem ser perdidos.

  • Dificuldade de sincronização: Como os e-mails são baixados por dispositivo, acessá-los de diferentes dispositivos pode ser um problema, pois não há sincronização automática. Você pode configurar para "deixar uma cópia das mensagens no servidor" (padrão de 14 dias) para as mensagens recebidas, o que é suficiente para a maioria das pessoas, mas as mensagens de saída (envios via SMTP) não são sincronizadas, ficando apenas no dispositivo de origem.


IMAP


O protocolo IMAP mantém os e-mails armazenados no servidor, permitindo que o usuário acesse suas mensagens de qualquer dispositivo conectado à conta. Isso traz diferentes vantagens e desvantagens:


Pontos Positivos:

  • Sincronização entre dispositivos: Como os e-mails permanecem no servidor, todas as mensagens enviadas e recebidas aparecem sincronizadas em qualquer dispositivo usado pelo usuário.

  • Backup automático: O usuário não precisa se preocupar com backups, pois os e-mails permanecem armazenados no servidor. A InWeb realiza o backup das mensagens automaticamente em uma estrutura remota, duas vezes por dia, para raros casos de crash nos discos ou no servidor em si.


Pontos Negativos:

  • Dependência do servidor: As mensagens são mantidas no servidor remoto, o que significa que o espaço disponível pode se tornar um problema ao longo do tempo, exigindo upgrades no plano de hospedagem para continuar armazenando novos e-mails.

  • Desempenho ligeiramente inferior: Como o acesso aos e-mails depende de uma conexão constante com o servidor, a navegação entre mensagens pode ser um pouco mais lenta do que no POP3. O IMAP depende de conexão à Internet e estável.

  • Sem backup em caso de erros do usuário: se o usuário mover ou apagar mensagens, por erro de utilização, não é possível recuperar o backup. Isso porque o backup do servidor é usado somente para crash estrutural, inviabilizando a recuperação de backups individuais, seja por conta, pastas ou mensagens únicas.


A escolha entre POP3 e IMAP depende das necessidades do usuário. Se a prioridade for velocidade e privacidade, o POP3 pode ser mais adequado. No entanto, se o usuário precisa acessar os e-mails de múltiplos dispositivos e não quer se preocupar com backups manuais, o IMAP é a melhor opção.



Outras

🔗 Todos os textos de outras
Blog: ser grande não significa ser bom
Como comentei em um post antigo, temos um cliente que, após ter um problema em seu site, abriu um chamado em sua antiga empresa de hospedagem e eles responderam que iriam resolver o problema em até 72 horas, ou seja, 3 dias úteis. Imagine o site da sua empresa ficar 3 dias inteiros fora do ar esperando pela resolução do problema. E, neste cliente em específico, demorou mais de 3 dias e a resposta foi algo como "analisamos e é um problema em seu site, não em nossa hospedagem, por isso não podemos fazer nada".

Recentemente tivemos o contato de um outro cliente nosso, tentando ajudar um conhecido que está hospedado na mesma empresa do caso acima, que chamamos de "L", mas que todo mundo sabe qual é. O site, criado antes de 2022 em Wordpress, funcionou normalmente por anos. Agora, em 2025, ele simplesmente saiu do ar. Ao solicitar nossa ajuda, acessamos o painel da empresa "L" e verificamos que o banco de dados estava inacessível. Alguma mudança interna feita por eles, ou algo que parou de funcionar, simplesmente fez com que o site não conseguisse mais conectar-se ao próprio banco de dados da hospedagem, dando erro no site. E mais, o erro também era visível dentro do próprio painel da hospedagem.

O cliente abriu um chamado de suporte técnico. Após uma resposta de "estamos analisando", dias depois, o mais incrível aconteceu: não só não resolveram o problema no banco de dados mas como criaram um novo, totalmente zerado, e pediram ao cliente para "continuar a instalação do Wordpress". Mas como? O site já existia, e o que o cliente queria era simplesmente que o banco de dados antigo, que tinham os textos do site, voltasse a funcionar. Essa "solução" foi considerada, por mais absurda que pareça, satisfatória pelo suporte técnico e solicitaram ao cliente que confirmasse e fechasse o ticket. Conclusão: o cliente permaneceu sem seu site no ar.

Essa é mais uma história que vemos comumente no dia-a-dia, em contatos de clientes ou novos clientes (normalmente em desespero). Não só com a empresa "L", mas também com a "K", "H", "T" e "U", embora certamente a "L", que é a maior e mais conhecida, tem o pior suporte técnico e, de longe, uma das piores estruturas de servidores, rodando até mesmo versões do Linux e PHP que foram extintas (depreciadas, sem atualizações) há mais de 10 anos... uma enorme falha de segurança.

Infelizmente, o que vemos atualmente, é uma qualidade muito baixa nas grandes empresas de hospedagem do Brasil, especialmente no suporte técnico. Tudo funciona até quando dá problema, e aí, a não ser que seja algo muito simples deles resolverem, você ficará por sua conta. O mais grave é que a grande maioria das empresas terceirizaram a criação do site e, muitas vezes, nem mais possuem contato com o desenvolvedor, sendo a única saída começar literalmente tudo do zero.

Por fim, o título já diz tudo: "ser grande não significa ser bom". A InWeb, que na prática é ainda uma pequena empresa de criação e hospedagem de sites, não tem intenção de ser grande se for ao custo de ter um atendimento e suporte ao cliente ruins. Para crescer é necessário manter a qualidade sempre, se não é melhor permanecer pequeno e com um bom atendimento. Nosso cliente satisfeito tem que ser o primeiro objetivo e o crescimento virá do trabalho sério e constante. E o segundo é fornecer uma estrutura técnica descente, atualizada e segura, garantindo que esse tipo de problema "interno" não ocorra ou, se ocorrer (às vezes por um problema de compatibilidade com versões mais novas ou eventualmente algum acesso indevido), seja rapidamente resolvido.


Texto por:
Rogério Vitiello, do setor comercial e técnico da InWeb Internet
Telefone no Rio de Janeiro e Instagram
Agora a InWeb também possui um número de atendimento no Rio de Janeiro, facilitando o contato de nossos clientes neste estado:

(21) 3005-3718 - de 2a à 6a, das 9 às 18 horas

Anote em sua agenda! E agora também possuímos um canal no Instagram. Siga-nos em:

https://www.instagram.com/inwebinternet/ (@inwebinternet)

Lá postaremos dicas de como cuidar melhor de seu site, mídias sociais, novos projetos desenvolvidos, e um #TBT trazendo projetos antigos em nossos mais de 17 anos de história. Confira!

Telefone
CONTATO POR TELEFONE
2ª a 6ª das 9h às 18h
(11) 2978-3368
(21) 3005-3718
Whatspp
CONTATO POR WHATSAPP
2ª a 6ª das 8h às 20h
(11) 2978-3368
2003-2025 - InWeb® Internet & Consultoria Ltda - CNPJ 07.339.647/0001-91
O nome INWEB, bem como seu logotipo, são marcas registradas no INPI, válidos em todo o Brasil
Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp