(11) 2978-3368
2ª a 6ª das 9h às 18h

Técnico

Qual a diferença entre IPv4 e IPv6?
A internet é grande, com diferentes fluxos de comunicação. Um endereço IP é uma das maneiras pelas quais os dispositivos se comunicam ou se conectam a uma rede por meio do protocolo IP. Um endereço IP (Internet Protocol), também chamado de endereço da Internet ou número IP, é um identificador ou rótulo dado a qualquer dispositivo conectado a uma rede. O protocolo IP é usado para comunicação entre o dispositivo e a rede de computadores. O identificador ou rótulo pode ser numérico ou alfanumérico.

A função específica de um endereço IP é identificar um dispositivo específico para uma rede específica. O endereço IP também funciona para especificar o formato técnico de endereçamento do dispositivo à rede. A combinação de IP com TCP (Transmission Control Protocol) auxilia na melhor comunicação e conexão entre um determinado dispositivo e uma rede, o que permite o desenvolvimento da conexão virtual entre o emissor e o receptor. No entanto, existem duas versões de IP; essas versões determinam os recursos, a velocidade e a eficiência de roteamento que mantém sua internet funcionando.

O que é IPv4?

IPv4, Internet Protocol versão 4, é a quarta versão do Internet Protocol. O IPv4 também é a primeira versão usada na produção de SATNET e ARPANET. O IPv4 existe desde 1983 e, até agora, tem sido usado para rotear o tráfego da Internet. Apesar do desenvolvimento mais recente em protocolos de internet, o IPv4 ainda é relevante em seu uso. IPv4 é a tecnologia usada para conectar dispositivos à Internet e um endereço IP numérico exclusivo para permitir que um dispositivo acesse livremente a Internet. O formato IPv4 está em um ponto decimal ou quádruplo pontilhado, x.x.x.x. No entanto, cada x deve ter um valor entre 0 e 225. Um exemplo de endereço IPv4 é 192.168.1.1. A comunicação entre os dispositivos é feita quando o pacote de dados é transferido pela rede usando endereços IP. Uma das características do IPv4 é que ele usa 32 bits para seus endereços de internet. O espaço de endereçamento do IPv4 usa um endereço único de 4.294.967.296 possibilidades com a reserva de grandes blocos para uma rede excepcional. O número de hosts individuais no espaço de endereço é limitado a 232, que é cerca de 4,3 bilhões de endereços IPv4 para uso das pessoas.

Características do IPv4

O IPv4 tem endereços IP de 32 bits. O endereço IP do IPv4 é numérico. Um ponto separa o endereço IP de 32 bits. O comprimento do arquivo de cabeçalho IPv4 é 20 bits e o número de seus campos de cabeçalho é 12 bits. O estilo de endereços IPv4 podem ser broadcast, unicast e multicast. IPv4 suporta e usa VLSM (Virtual Length Subnet Mask) Ao mapear endereços MAC, o IPv4 usa o Post Address Resolution Protocol. Os usuários abordam o DHCS (servidor de configuração dinâmica de host) sempre que desejam se conectar a uma rede. As redes IPv4 são projetadas manualmente ou com DHCP. A fragmentação de pacotes IPv4 permite conectar host e roteadores. No IPv4, o RIP pode ser usado como um protocolo de roteamento, desde que o daemon roteado os suporte.

Prós do IPv4

Um dos benefícios do IPv4 é que ele é seguro e a privacidade é garantida. O IPv4 pode ser criptografado, permitindo que permaneça alinhado com os avanços de segurança e privacidade de IP. A alocação de redes em IPV4 é poderosa, com cerca de 85.000 roteadores. O IPv4 permite conectar vários dispositivos em uma rede desproporcional sem usar NAT. O IPv4 fornece serviço de comunicação de qualidade e transferência de conhecimento econômica. Os endereços IPV4 permitem uma codificação redefinida perfeita. O IPv4 permite o endereçamento coletivo, pois o roteamento é escalável e econômico. O IPv4 permite a comunicação de dados de rede em organizações multicast.

Contras do IPv4

O roteamento da Internet é ineficaz no IPv4. É difícil oferecer suporte a determinados novos aplicativos. Se algum recurso suportado for adicionado, resultará em alta sobrecarga, pois dificultará a flexibilidade de conexão. O IPv4 é um pouco caro, pois tem altos preços de gerenciamento de sistema. O IPv4 é complexo, lento e vulnerável a erros. O IPv4 é trabalhoso e seus recursos de segurança não são obrigatórios. Quando se trata de crescimento líquido, o IPv4 dificulta o uso do ganho líquido para novos usuários e limita seu crescimento líquido para usuários existentes. 

O que é IPv6?

O IP (Internet Protocol) versão 6, também conhecido como IPng (Internet Protocol next generation), é o endereço do Protocolo de Internet da próxima geração. O IPv6 foi projetado para complementar ou substituir o IPv4. IPv6 é uma versão do protocolo de internet que permite a comunicação entre dispositivos e a internet. A IETF projetou esta versão do protocolo da Internet para substituir o IPv4 em dezembro de 1998. O objetivo principal do desenvolvimento do IPv6 é criar mais espaços de endereço para o número crescente de usuários da Internet; ele também vem com outros recursos que superam o IPv4.

Seja um computador, sensor de IoT, dispositivo de automação residencial, telefone celular ou outro hardware, todo dispositivo precisa de um endereço IP para se conectar à Internet e se comunicar com outros dispositivos. Com o IPv6, cada dispositivo possui um endereço IP público exclusivo, pois o protocolo pode acomodar todos os dispositivos conectados no mundo global. A versão 6 possui um sistema de endereçamento alfanumérico com oito grupos de quatro dígitos hexadecimais. Um exemplo desse endereço é 2008:0a38:1583:0:0:9e4a:a54d:3123. O IPv6 tem um espaço de endereço de 128 bits que permite que 340 undecilhão de espaços de endereço exclusivos se comuniquem na Internet.


Tipos de endereços IPv6


Três tipos de endereços IPv6 são:


Endereço Unicast
Um endereço unicast ajuda a identificar o nó específico e exclusivo em uma rede. Seja um único receptor ou um único remetente.


Endereço multicast
Um endereço multicast é um endereço IP específico que rotula um local de rede usado para multicast de pacotes de dados dentro de uma rede. Eles são usados como destino de um datagrama e também identificam um grupo de dispositivos IP.


Endereço Anycast
Os endereços Anycast são atribuídos a um conjunto de interfaces que pertencem a diferentes nós.


Prós do IPv6


O IPv6 é confiável, com melhor eficiência de roteamento. Possui velocidades mais rápidas, pois possui melhor roteamento multicast que permite que fluxos de pacotes com uso intenso de largura de banda sejam enviados para diferentes destinos simultaneamente. O IPv6 tem um formato de cabeçalho mais direto. O IPv6 tem melhor suporte à privacidade e autenticação integrada. IPv6 tem mais nós crescentes na rede global a segurança do protocolo de Internet do IPv6 fornece integridade e confidencialidade dos dados. Os recursos de configuração no IPv6 permitem que o hardware atribua vários endereços IP ao mesmo dispositivo automaticamente.


Contras do IPv6


É um desafio converter para o IPv6, pois o IPv4 é amplamente usado. O IPv6 precisará de uma tecnologia intermediária para se comunicar com o IPv4, pois eles não podem se comunicar diretamente.


IPv4 e IPv6, qual é melhor?


Depois de considerar as diferenças entre IPv4 e IPv6, a seguir explicará qual versão do endereço IP é melhor.


O desempenho dessas versões de IP depende do tamanho do endereço. Por exemplo, o IPv4 tem espaço de endereço de 32 bits, enquanto o IPv6 tem espaço de endereço hexadecimal de 128 bits. O IPv6 tem um espaço de endereço maior que permite um cabeçalho simples e acomoda demandas de endereço consideravelmente maiores com roteamento simplificado.


Um endereço IPv6 tem cabeçalhos estendidos quatro vezes maiores que os endereços IPv4. Esse recurso adicional no endereço IPv6 ajuda a reduzir a sobrecarga de processamento de pacotes e largura de banda de cabeçalho, tornando a conexão muito mais rápida.


Quando se trata de segurança de rede em IPv6, o IPSec é necessário para sua operação enquanto é opcional ou vem com um custo em IPv4. Esse recurso no IPv6 ajuda na consistência dos dados, melhor segurança e confidencialidade em sua rede.


O IPv6 é mais rápido que o IPv4 em dispositivos de rede porque não possui tradução de endereço de rede (NAT). Usar o IPv6 é a melhor escolha para pessoas que precisam de alta velocidade para o processamento da rede.


O uso do IP versão 6 é aconselhável quando você precisa de eficiência de roteamento ideal para seu aplicativo de rede específico. Devido ao espaço de endereçamento quase ilimitado oferecido pelo IPv6, cada dispositivo em sua rede pode ter um endereço IP público exclusivo. Por outro lado, IPv4 e IPv6 não são compatíveis para iniciar. Você precisará de tecnologia intermediária para garantir a compatibilidade e a funcionalidade entre os dois protocolos. Atualmente, o IPv4 domina o espaço público da Internet e é amplamente usado para coisas como hospedagem de cluster de servidor e em servidores dedicados.




Mais textos


Entendendo os sistemas RBL
O que é um proxy?
O que é blockchain?
Como ter uma senha realmente segura?
O que é VPN?

Todos os textos sobre técnico
Todos os textos
Telefone
CONTATO POR TELEFONE
2ª a 6ª das 9h às 18h
(11) 2978-3368
(21) 3005-3718
Whatspp
CONTATO POR WHATSAPP
2ª a 6ª das 8h às 20h
(11) 2978-3368
2003-2024 - InWeb® Internet & Consultoria Ltda - CNPJ 07.339.647/0001-91
O nome INWEB, bem como seu logotipo, são marcas registradas no INPI, válidos em todo o Brasil
Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp